quarta-feira, 16 de março de 2011

7º ano - O FEUDALISMO - respostas das questões

O Feudalismo
1a. O Feudalismo se formou a partir da combinação do colonato romano com o comitatus germânico. O colonato obrigava os camponeses a darem parte do que produziam aos proprietários das terras nas quais trabalhavam. Já o comitatus eram um bando de guerreiros unidos pela fidelidade a um chefe capaz de conquistar e distribuir bens. 1b. Com a divisão do Império Carolíngeo, houve um enfraquecimento do poder do rei.Quando os vikings,árabes e húngaros invadiram a Europa, nos séculos IX e X, os reis carolíngeos pediram ajuda militar aos nobres e, em troca, doaram a eles um feudo ( bem de importância).Assim, enquanto os reis carolíngeos perdiam poder, os nobres foram se fortalecendo.
2. O feudo era originalmente um bem que um nobre concedia a outro, em troca de auxílio militar e/ou em retribuição por serviços prestados. O feudo era, muitas vezes, uma grande área de terra, mas podia ser também um direito  de receber impostos ou de ocupar um cargo.
3a.Mostra um juramento de fidelidade pelo qual um nobre se comprometia a proteger e auxiliar o outro, militarmente. 3b. O senhor de túnica branca (em pé), e o vassalo de joelhos, vestido de azul e de espada na cintura.
4.a. Relações baseadas na dependência pessoal; 4.b. poder político descentralizado; 4.c. Economia voltada para a subsistência; 4.d.predomínio do cristianismo.
5. Conclui-se que na sociedade feudal não havia mobilidade social. Daí ser chamada de sociedade estamental.
6a. Nobreza, clero e camponeses.6b. A nobreza era guerreira e detinha o monopólio das armas; o clero era formado pelas pessoas que oravam; eles tinham terras e servos a seus serviços; os camponeses trabalhavam. 
7. Na sociedade antiga ( greco-romana) os escravos eram vistos como "coisas", propriedades que os senhores (os donos) podiam punir, vender, castigar etc. Já os servos da Idade Média, embora estivessem presos ao solo que habitavam e cultivavam (o domínio de seu senhor) e sujeitos às obrigações servis, não eram propriedade do senhor e não podiam ser vendidos, trocados ou expulsos do feudo.
8a. "São os camponeses que fazem viver os outros, que os alimentam e sustentam [...]."
8b. Corvéia: obrigação de trabalhar as terras do senhor ou executar outros serviços de melhorias, alguns dias por semana; talha: obrigação de entregar parte do que se produzia no manso servil; banalidade: pagamento pelo uso dos equipamentos que eram propriedade do senhor, como forno para assar pães, moinho etc.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário