quarta-feira, 16 de março de 2011

7º anos - OS FRANCOS - respostas das atividades

OS FRANCOS
1. Esse processo de ruralização foi uma migração maciça das cidades para o campo. As pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido a inflação (alta generalizada dos preços) Além disso, os germanos vinham atacando e saqueando o império, ocasionando a destruição de suas cidades.
2. O colonato é uma relação de trabalho em que o trabalhador cultiva um lote de terra do proprietário e, como pagamento pelo uso do lote, entrega a ele parte da colheita.  Já o comitatus refere-se a um bando de jovens guerreiros agrupados sob o comando de um chefe, ao qual prestava juramento de fidelidade.
3a. Esses valores são a bravura, a coragem e a fidelidade ao chefe. 3b. É uma desonra sair do combate vivo se o seu chefe tiver morrido.
4. As leis germânicas eram baseadas no costume e transmitidas oralmente; as leis brasileiras são propostas, debatidas e aprovadas, fazendo parte de uma Constituição escrita.
5a. Na Gália, área que compreende parte das atuais França, Bélgica, Alemanha e Polônia. 5b. O rei Clóvis unificou os vários grupos francos, aliou-se à Igreja Católica e iniciou a expansão do Reino Franco. 5c. Era um alto funcionário que assumiu o comando do Reino Franco devido aodesinteresse dos "reis indolentes".
6a. O Império Carolíngeo recebia o apoio da Igreja Católica, a organização mais poderosa da época.
6b. A Igreja Católica aumentava seu poder e influência.    
7. Os elementos são a cruz e a espada nas mãos de Carlos Magno. A espada simboliza a guerra e a característica guerreira desse povo germânico; a cruz simboliza a aliança com a Igreja Católica, característica que legitimou e fortaleceu o Império Carolíngeo.
8. Semelhanças: a motivação material ( as riquezas tomadas dos vencidos) e a motivação religiosa presente nas guerras carolíngeas e em algumas guerras atuais.
Diferenças: Os tipos de equipamentos e armamentos; as estratégias de combate etc.
9a. Os três eram funcionários e administradores do reino.
9b. Os marqueses administravam os territórios situados nas fronteiras ( as marcas); os duques administravam os territórios próximos às fronteiras e lideravam exércitos; os condes administravam os demais territórios.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário