terça-feira, 15 de março de 2011

POVOS ANTIGOS: A Mesopotâmia

COLÉGIO ELEODORO ÉBANO PEREIRA

Profª Áurea Barboza Bueno   Disciplina: História

 

A MESOPOTÂMIA

è Mesopotâmia é a região da bacia dos rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio.
è A região foi ocupada e disputada por vários povos. Os mais importantes foram:
- Sumérios;
- Acádios;
- Assírios;
- Caldeus que ocuparam o sul, cuja capital era a Babilônia. Esse povo fundou o 1º Império Caldeu ou o 1º Império Babilônico.
è Destacou-se neste período o rei Hamurábi, que fez uma revisão no antigo Código de Dungi, adaptando-o e formando seu código, conhecido por Código de Hamurábi ou Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). Esse código influenciou quase todas as civilizações da Antiguidade.
è Com a decadência dos Caldeus, os assírios que habitavam o norte dominaram a região e depois formaram um vasto império. Dominaram até o Egito.
è Os caldeus voltaram a dominar a região, derrotando os assírios e formam o 2ª Império Babilônico. Desta época datam os famosos Jardins da Babilônia. Foram depois conquistados pelos persas.  
è No campo das ciências, os babilônios desenvolveram a Matemática (álgebra), a Astronomia (Zigurates = torres para observação dos astros) e a Medicina.
è As civilizações egípcias e mesopotâmicas são exemplos de civilizações hidráulicas, pois a população possuía uma dependência íntima com os rios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário