quarta-feira, 16 de março de 2011

Respostas dos exercícios: Grécia Antiga

GRÉCIA ANTIGA
1a.Agricultura 1b. Os cidadãos que viviam das rendas das propriedades. 1c. Nem todos que possuíam escravos eram ricos. O autor do texto diz que a maioria dos atenienses possuía no máximo dois escravos e podiam ter baixíssimo nível de vida. 1d. Todos os pobres que fossem cidadãos podiam participar das assembléias democráticas. 1e. Em Atenas, viveram alguns dos principais escultores, poetas, arquitetos e filósofos, enquanto em Esparta não havia atividade cultural de destaque. 1f.  Para manter a servidão dos hilotas. 1g. Perícia militar e obediência absoluta.
2a.A polis era a cidade-Estado, que tinha governo autônomo. 2b. Deveria ter a quantidade mínima de pessoas para que a cidade-Estado pudesse sobreviver por conta própria. 2c. Porque com muitas pessoas não seria possível governar. Aristóteles diz que as pessoas devem estar ao alcance umas das outras.
3. Os lacedemônios (espartanos) submetiam os próprios gregos ao trabalho servil enquanto os habitantes de Quios escravizavam os bárbaros, ou seja, os não gregos.
4. Porque deveriam se dedicar à "liberdade da cidade", ou seja, à autonomia de Esparta. Isso significava estar pronto para se defender dos ataques externos ou das revoltas internas dos hilotas.
5a. Pertecem à aristocracia, que era rica o bastante para dar festas assim. 5b. Ele bebe, provavelmente vinho.  5c. Ele vomita. Comeu ou bebeu muito. 5d. Instrumentos musicais. 5e. Ela está nua e dança com a flauta. Era uma escrava ou prostituta. 5f. Ele alisa a perna da moça e, portanto, a intenção é sexual. Ela estava ali para isso também

Nenhum comentário:

Postar um comentário